15 de Junho – Dia Mundial de Combate à Violência Contra o Idoso

SDH lança Manual de Enfrentamento à Violência contra a Pessoa Idosa

 

A violência contra a pessoa idosa, em suas diversas manifestações, constitui um dos maiores obstáculos para a plena realização de um estado democrático: possibilitar a igualdade de direitos.

O dia 15 de junho foi escolhido como o Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa. A data foi instituída em 2006, pela Organização das Nações Unidas (ONU) e pela Rede Internacional de Prevenção à Violência à Pessoa Idosa. O objetivo da data é criar uma consciência mundial, social e política da existência da violência contra a pessoa idosa, e, simultaneamente, disseminar a ideia de não aceitá-la como normal.

Em alusão a data, a Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH/PR) lançou, no município de Cariacica, no Espírito Santo, o Manual de Enfrentamento à Violência contra a Pessoa Idosa. O evento foi realizado pela Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos do estado e tem o objetivo de fortalecer as ações de combate à violência.

A publicação traz o contexto sociodemográfico brasileiro, as situações de violência contra pessoa idosa e estratégias de ação e prevenção contra a violência. O Disque 100, serviço de utilidade pública da SDH/PR, recebeu mais 70.000 denúncias de violações de direitos humanos contra pessoas idosas de 2011 a 2013

A publicação está disponível no site da Secretaria de Direitos Humanos, e pode ser acessada através do link http://www.sdh.gov.br/assuntos/pessoa-idosa/publicacoes/violencia-contra-a-pessoa-idosa/view

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on LinkedInEmail this to someone
Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on LinkedInEmail this to someone