Lançamento do GLOBAL AGE WATCH INDEX de 2015

No dia 9 de setembro de 2015 Laura Machado, membro do HelpAge International, esteve presente nas Nações Unidas para o lançamento do GLOBAL AGE WATCH INDEX de 2015, junto com Toby Porter o CEO do HelpAge.

O Índice Global do Envelhecimento foi criado em 2013 pelo HelpAge e seu objetivo é ter um ranking, através uma medida de bem estar econômica e social dos idosos, visando preparar os países para terem melhores políticas públicas locais voltadas a este público.

Neste ano de 2015 o relatório foi lançado no início de setembro na ONU a fim de entrar na pauta de discussão dos governos que, no final deste mês, estarão se comprometendo com os Objetivos do desenvolvimento Sustentável para 2016. Esta posição de antecipar a divulgação teve a missão de não permitir que “ninguém fosse deixado para trás” nos objetivos do desenvolvimento sustentável, inclusive as pessoas idosas que em 2030 serão 16% da população mundial.

O Brasil este ano ficou em 56° lugar entre os 96 países pesquisados, e apresentou índices muito ruins se comparados com outros países da região latino-americana. Este resultado evidencia que apesar de termos uma legislação para garantir os direitos das pessoas idosas (os Estatuto do Idoso), ainda precisamos investir muito na implementação de políticas públicas para este público em nosso país.

gawi invitation_to_un_launch_of_helpage_internationals_2015_globalagewatch_index

Veja mais em www.globalagewatch.org

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on LinkedInEmail this to someone
Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on LinkedInEmail this to someone