ENEM 2014: Aumenta o número de idosos que buscam um diploma em ensino superior

Não são apenas os idosos que buscam por educação no Brasil. No último final de semana, dias 8 e 9 de Novembro, foi realizado o Exame Nacional de Ensino Médio (ENEM). Esse exame é a porta de entrada para muitas instituições de ensino superior e técnico no país. Nesse cenário, cresce o número de pessoas com 60 anos ou mais que procuram por qualificação educacional e para isso realizam o exame nacional. De acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) foram inscritos cerca de 15 mil idosos no ENEM. No ano anterior 10,9 mil idosos realizaram essa prova e em 2009 quase 5 mil idosos.
Estudos acerca do envelhecimento concluem ser a educação a mola propulsora que promove melhoria da qualidade de vida dos idosos. As Universidades abertas à Terceira Idade tiveram por muito tempo o papel de ampliar e promover a educação na população idosa, no entanto tem-se observado um número cada vez mais crescente de idosos como alunos regulares de universidades.
A demanda por educação em instituições de ensino superior ocorre geralmente por pessoas idosas que já possuem diploma em ensino superior e as motivações para ingressar na universidade são diversas. Segundo Francisco Botelho, superintendente de Educação a Distância do Centro Universitário Iesb de Brasília, os idosos muitas vezes já possuem diploma superior e buscam outros cursos, almejam por uma mudança na carreira e até mesmo a realização de um sonho.  Dos idosos que já possuem uma graduação, muitos buscam cursos em áreas que sempre tiveram interesse de estudar. Ao mesmo tempo, outros idosos preparam-se para alcançar a meta de fazer sua primeira graduação.
A quantidade de idosos nas universidades é uma realidade ainda pouco discutida. Sabe-se que o aprendizado para o idoso é um desafio de poder continuar a fazer escolhas, desenvolver sua autonomia e habilidades cognitivas. Fazê-lo em um ambiente intergeracional pode desenvolver, ainda mais, seu potencial de comunicar-se com o mundo buscando compreendê-lo a fim de ser compreendido.
A matéria realizada pelo G1 apresenta interessantes depoimentos de idosos que realizaram o ENEM e perseguem sua vaga na universidade.
Saiba mais, também, em:
Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on LinkedInEmail this to someone
Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on LinkedInEmail this to someone