Mês Internacional da Doença de Alzheimer: Setembro

O dia 21 de setembro, foi escolhido para ser o Dia Mundial de Combate ao Alzheimer

e segundo a Associação Internacional da doença- Alzheimer´s Disease Internacional (ADI) – esta demência acomete cada vez mais pessoas, há 35,6 milhões de doentes no mundo; em 2030, devem ser 65,7 milhões e em 2050, a previsão é de 115,4 milhões de indivíduos; gastos com a doença devem consumir 1% do PIB global de 2010, o que equivale a $604 milhões!

O Alzheimer hoje é responsável por 60% dos casos de demência nos Idosos, segundo a ADI, cerca de 5% dos idosos brasileiros acima dos 65 anos sofre de Alzheimer, e as chances a partir desta idade duplicam a cada 5 anos, sendo que aos 85 anos de idade, o indivíduo terá 50% de chance de ter a doença, o que é realmente preocupante já que a demência gera declínio em múltiplos domínios cognitivos (tomada de decisões, solução de problemas, planejamento, memória, emoção, linguagem) de forma significante a ponto de interferir realmente no cotidiano social e ocupacional dos Idosos, causando dependência dos mesmos.

No Brasil, podemos contar com a Associação Brasileira de Alzheimer (ABRAz), que tem como missão, ser o núcleo central de todos aqueles envolvidos com a doença de Alzheimer e outras demências, reunindo familiares, cuidadores e profissionais, oferecendo meios de atualização, permitindo intercâmbio e apoiando ações voltadas ao bem-estar do portador, da família, do cuidador e do profissional. A ABRAz, atua no Brasil há 22 anos, é formada por profissionais da área de saúde e familiares de pessoas com a doença de Alzheimer. Com sede em São Paulo, tem 21 Regionais, 54 sub-regionais, 100 Grupos de Apoio em cinco regiões do país, para dar suporte, transmitir informações sobre o diagnóstico, tratamentos e orientar as pessoas que convivem e cuidam de doentes de Alzheimer.

A campanha para o Dia Mundial de Alzheimer de 2013 da ABRAz conta com ações que visam a discussão sobre a Doença de Alzheimer, a quebra do tabu sobre a doença e aproximação do público com tema. “A Doença de Alzheimer é um assunto que requer discussão para o reconhecimento de sua importância e para que a questão seja tratada da maneira que merece: com investimento no cuidado dos pacientes e nos tratamentos disponíveis que desaceleram a progressão da doença, melhorando a qualidade de vida e do relacionamento com as pessoas com Doença de Alzheimer”, diz a Presidente da ABRAz, Dra. Fernanda Gouveia Paulino.

O slogan “Alzheimer: eu não esqueço” é o mote que marca a campanha, criada pela Agência de Publicidade WMcCann em parceria voluntária. Foram produzidos três filmes com a participação dos artistas André Guerreiro, Beatriz Segall, Carlos Moreno, Cássio Gabus Mendes, Eva Wilma, Irene Ravache, Lara Córdula, Leonardo Stefanini, Marcelo Airoldi e Marília Gabriela que emprestaram sua credibilidade para apoiar a causa.

As ações preparadas pela ABRAz, para setembro, em função do Dia Mundial da Doença de Alzheimer, abrangem todo o território nacional através de suas regionais e sub-regionais. Toda a programação do Dia Mundial da Doença de Alzheimer, São Paulo e outros Estados, está disponível na agenda do novo site da ABRAz: http://abraz.org.br/

Maiores informações:

ABRAz – Associação Brasileira de Alzheimer

Fale conosco: 0800-551906

Fonefax: (11) 3237-0385

Email: abraz.@abraz.org.br

Facebook: https://www.facebook.com/ABRAz.Alzheimer

Twitter: https://twitter.com/AlzheimerABRAz

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on LinkedInEmail this to someone
Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on LinkedInEmail this to someone