Portugal: Programa Apoio 65 – Idosos em Segurança

large_gnr_portugal

A Guarda Nacional Republicana Portuguesa (GNR) desenvolve programas especiais de policiamento de proximidade, como o Programa Apoio 65 — Idosos em Segurança o qual poderia ser replicado em outros países e que tem como objetivos garantir a segurança dos Idosos que vivem isolados, apoiá-los e sensibilizá-los para a criminalidade e consequentemente para a violação de direitos.

Além disso, fazem o levantamento do número de idosos morando sozinhos e/ou isolados, através dos Censo Senior Português. Em 2013 registraram quase 34 mil idosos nestas situações, mais do que o dobro da primeira edição do Censo, em 2011. Este aumento pode ser explicado não só pelo envelhecimento populacional, mas também pelo fato de a GNR ter conseguindo chegar a cada vez mais pessoas.

A área de intervenção do Programa Apoio 65 cobre 94% do território do continente e os casos de risco detectados, dependendo da situação, são sinalizados à Segurança Social, às Santa Casas de Misericórdia, às instituições particulares de solidariedade social, aos serviços de assistência social e aos centros de saúde. Há muitos casos que demandam atenção redobrada, como por exemplo no última operação encontraram um homem de 101 anos que vivia sozinho e sem telefone e que agora já está num lar.

Para mais informações sobre o Programa, acesse: http://www.gnr.pt/default.asp?do=241t4nzn5_r52rpvnv5/vq1515_5rt74n0pn

Créditos da imagem: Guarda Nacional Republicana
Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on LinkedInEmail this to someone
Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on LinkedInEmail this to someone