Qualidade de vida de idosos brasileiros está abaixo da média global

Segundo o relatório Global AgeWatch Index, a ser divulgado hoje, 01 de outubro: dia Internacional da Pessoa Idosa,  o Brasil está em 58º lugar numa lista de 96 nações avaliadas, atrás mesmo de países reconhecidamente mais pobres, como Bolívia, Equador e El Salvador. Nas primeiras posições figuram Noruega, Suécia, Suíça, Canadá e Alemanha.

O documento é o único que mede o bem-estar dos idosos no mundo e surgiu exatamente como uma forma de avaliar e pressionar os países na implementação de ações, no Brasil levou em conta a opinião de mil idosos entrevistados. Dentre os itens medidos: renda, saúde, seguridade social, emprego, educação, segurança e transporte, o Brasil tem suas piores notas no que tange à segurança e transporte público.

— O idoso tem se sentido inseguro. Os piores índices do relatório têm a ver com a violência urbana e a falta de acessibilidade e transporte. Ele está mais recluso, com medo de sair de casa — comentou a gerontóloga Laura Machado, membro do conselho da HelpAge International.

Laura Machado lembra ainda que o Brasil aprovou a Política Nacional do Idoso em 1994 e o Estatuto do Idoso em 2003. Embora sejam eficientes na teoria, ela critica que, na prática, a causa foi deixada de lado nos últimos anos.

Entretanto, na prática, algumas mudanças já vêm sendo forçadas no âmbito global. Ativistas e representantes de países buscam incluir na convenção da ONU os direitos dos idosos, que ficaram de fora das Metas do Milênio, cujo prazo de aplicação termina ano que vem. Um novo documento, a Agenda Pós 2015, será ratificado em novembro pelo secretário geral da ONU, Ban Ki-moon. Desta vez, as pessoas mais velhas já fazem parte do texto, por exemplo quando se fala da necessidade de acesso a transporte, proteção social, infraestrutura e nutrição.

 

Para ler a matéria na íntegra:

http://oglobo.globo.com/sociedade/qualidade-de-vida-de-idosos-brasileiros-esta-abaixo-da-media-global-mostra-relatorio-14098752#ixzz3Eu22DjAY

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on LinkedInEmail this to someone
Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on LinkedInEmail this to someone